Santarém: Çairé começa hoje em Alter do Chão

Festa de luz, de cores, da fé, do sagrado e do profano. Tudo isso pode ser encontrado no Çairé, a maior manifestação cultural e folclórica da região oeste do Pará, que há mais de 300 anos mexe com o imaginário e instiga cada vez mais pessoas a conhecer o que é essa festa, que começa nesta quinta-feira (21), a partir das 5h, na Vila Balneária de Alter do Chão, a 30 km de Santarém. O evento segue até o dia 30, reunindo moradores da Vila e milhares de turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

A programação deste ano está mais regional. Com o tema “Festa e Fé”, os organizadores voltaram às origens ao convidar as pessoas a celebrar um Çairé menos pirotécnico e mais enraizado, com base nas crenças, sons e ritmos típicos. Logo na abertura, todos se envolvem na tradicional procissão até a praia da Gurita. Lá, homens e mulheres se dividem carregando dois mastros, que serão erguidos na Praça do Çairé em uma competição para ver quem consegue fincá-los primeiro. O rito do Çairé prossegue no primeiro dia e à noite inicia a programação cultural com muito carimbó e guitarrada.

O rei do carimbó, Pinduca, e a cantora Lucinha Bastos são as grandes atrações da sexta-feira (22), que conta ainda com shows de artistas locais e apresentações de grupos de carimbó. No sábado (23), quem faz a alegria dos visitantes, no Lago dos Botos, é a internacional Dona Onete, de Belém para o mundo, com o consagrado “No meio do Pitiú”.

Disputa empatada

Incorporada à festa do Çairé no ano de 1997, mas com disputa de títulos só em 1999, o duelo entre os Botos Tucuxi e Cor de Rosa promete ser um dos mais acirrados dos últimos anos. Após meses de preparação, chega o grande momento de mostrar ao público e aos jurados, cores, beleza e perfeição no Lago do Botos. As duas agremiações estão empatadas em número de títulos: nove para cada uma. O Tucuxi, atual campeão, busca o bi-campeonato. Na edição deste ano, o Boto Cinza traz o tema “A Arte do Som”. Já o Boto Rosa defende o tema “A expressão do Çairé”.

O Çairé continua no domingo (24), na segunda-feira (25), quando todos vão conhecer o boto campeão de 2017, e se estende até o dia 30, na festa da vitória, realizada no barracão do boto vencedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here