Pianista paraense que estuda na França faz recital em Belém

O pianista Ariel Lima apresenta concerto solo em Belém nesta sexta-feira, 7, no Instituto Estadual Carlos Gomes. Jovem talento do Pará, o músico estuda em Paris e se apresenta durante temporada na terra natal, interpretando obras de diversos períodos da música, do barroco à música contemporânea.

“O concerto terá nomes conhecidos como Bach e Beethoven, ao lado de compositores do século XX desconhecidos não só pelo grande público como pela grande maioria da comunidade musical”, diz Ariel, que vai executar composições de Einojuhani Rautavaara, da Finlândia, e Edison Denisov, da Rússia.

O grand finale do concerto é a sonata Op. 111, de Beethoven. A obra é a última de suas 32 sonatas para piano. “Esta sonata é não somente um desafio pianístico, mas também um monumento musical. É uma obra que fala de ascensão e que foi descrita inclusive como ‘Samsara e Nirvana’, os mundos material e espiritual do budismo, dada a trajetória musical que ela faz – da fúria, no início, à transcendência, no fim”, diz o músico.

Desde 2014, o paraense é aluno da École Normale de Musique de Paris (França) com o professor Guigla Katsarava, da Geórgia. Ele obteve o Diplôme d’enseignement, com a unanimidade do júri; o Diplôme d’exécution e o Diplôme Supérieur d’enseignement, também à unanimidade e com as felicitações do júri, a menção mais alta da instituição.

No concerto em Belém, ele apresenta seus estudos deste ano, com obras que mostram a sua crescente preparação enquanto pianista. “O repertório do concerto é o exigido para o diploma superior de ensino da École Normale de Musique, em Paris, para o qual prestei exame esse ano. Então escolhi uma obra de cada período musical para a prova, e vou apresentá-las no concerto do instituto”, diz o pianista, de 22 anos.

Apesar de muito jovem, Ariel Lima já tem longa trajetória na música. Ele começou seus estudos de violino aos cinco anos de idade e de violoncelo aos nove. Autodidata ao piano, iniciou seus estudos formais do instrumento aos 10, na Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Prosseguiu seus estudos de piano no Conservatório Carlos Gomes, sob a tutela das professoras Glória Caputo e Verena Abufaiad, e pouco tempo depois ingressou no bacharelado em Composição e Arranjo da Universidade do Estado do Pará.

Participou como pianista no Festival de Ópera do Theatro da Paz em várias oportunidades e mantém uma intensa atividade como camerista, estudando hoje sob a direção, em Música de Câmara, da pianista croata Nina Patarcec.

Em temporada em Belém, o músico ressalta a potência musical do Pará e fala sobre o desejo de se apresentar em sua terra natal. “O Pará é uma terra muito rica em cultura musical de todo tipo, e não à toa temos um mundo de grandes talentos musicais paraenses. Ultimamente temos formado vários jovens instrumentistas de orquestra, mas tem surgido poucos pianistas, e essa é inclusive uma das razões que me motiva a fazer este recital, para inspirar potenciais artistas que possam estar na plateia, como uma espécie de retribuição por tudo que aprendi e ainda aprendo nessa cidade”.

Serviço:
Ariel Lima apresenta recital solo ao piano, nesta sexta-feira, 7, às 19h, na sala Ettore Bosio, do Instituto Estadual Carlos Gomes, localizado na Avenida Gentil Bitencourt, 977 – Nazaré. Entrada franca.

Texto: Gil Sóter

Via Agência Pará/Por Rosa Cardoso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here