Nova unidade da Estação Cidadania é inaugurada em Belém

Inaugurado nesta segunda-feira (26), no Shopping Bosque Grão-Pará, a nova unidade da Estação Cidadania se unirá a outros quatro já implantados no Estado: Guamá e Jurunas, na capital, e Marabá e Santarém, no interior, que juntos já atenderam aproximadamente dois milhões de usuários. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Simão Jatene, secretários de Estado e comunidade local. Vários serviços estão disponíveis à população de Belém, e todos poderão usufruir em mais um posto da Estação Cidadania.

A prestação de serviços públicos com rapidez, qualidade, eficiência e comodidade são os objetivos das Unidades de Atendimento à População. “Este espaço representa o Estado buscando cada vez mais atender melhor a população. Representa, ainda, o Estado e o governo tentando devolver para a população aquilo que ela faz cotidianamente através do seu trabalho, através dos impostos que paga”, destacou o governador Simão Jatene.

A Estação Cidadania foi fruto de uma grande parceria entre o Estado e a iniciativa privada. “O Grupo Jereissati junto com órgãos do governo do Estado foram os grandes responsáveis por isso. Acredito que esse é o caminho que a sociedade cada vez mais deve buscar, pois a medida que nos unimos, somos capazes de fazer mais e melhor por aquele que, sem dúvida alguma, é o grande financiador e deve ser também o grande beneficiário do Estado, que é o cidadão”, acrescentou o governador.

“É uma honra e um prazer muito grande fazer essa parceria com o governo. A população vai ter acesso ao nosso shopping com todo o conforto, tranquilidade, segurança e todos os serviços que possamos disponibilizar para a população. E dentre as Estações que formamos dentro do grupo Jereissati, essa á a maior e mais completa Estação de Atendimento à cidadãos do Estado”, ressaltou Raniere Lima, superintendente do Shopping Bosque Grão-Pará. A unidade é a segunda iniciativa do governo do Estado de implantação do serviço em parceria com um shopping. A primeira é a Estação Cidadania Marabá.

O espaço, coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), contará com os serviços de 14 órgãos estaduais e federais em uma área de mais de 700m² nos dois pisos do shopping, com previsão aproximada de 10 mil atendimentos por mês e o benefício de pelo menos 500 mil moradores de 16 bairros.

“A Estação Cidadania é um exemplo de prestação de serviços públicos, de integração e cooperação, e de respeito aos nossos cidadãos, trazendo cada vez mais a presença do Estado para garantir cidadania. Aqui dispomos de serviços integrados onde o cidadão otimiza o seu tempo e os seus recursos, pois encontra vários em um mesmo local. Serviços com excelência de atendimento, com servidores treinados e capacitados especialmente para atendê-los, nesse que é um dos melhores exemplos de prestação de serviços públicos”, afirmou a titular da Sead, Alice Viana.

Além da emissão de documentos, a população terá acesso a serviços da Defensoria Pública, do Banco do Estado do Pará (Banpará), Polícia Civil, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/Procon), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA).

A cerimônia de inauguração contou com as apresentações do coral da Sead, do grupo Timbres – formado por internos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) e do grupo de percussão e dança da Fundação Pro Paz, que também está presente na Estação Cidadania com o Balcão da Juventude.

A Estação também contará com atendimento do Departamento de Trânsito do Pará (Detran). “Vamos oferecer serviços como expedição da primeira habilitação, renovação, emplacamento, entre outros. Todos serão disponibilizados aqui em um horário diferenciado e em um espaço de 295 metros quadrados, com muito mais conforto e comodidade com capacidade para realizar 420 atendimentos por dia”, explicou a diretora geral do Detran, Andrea Hass.

Entre os que comemoraram o novo espaço está dona Oneir Ribeiro da Conceição, de 76 anos, que aproveitou a inauguração para fazer o recadastramento biométrico. “Está sendo tudo muito rápido e fácil. Aqui é muito mais cômodo e confortável. Vou recomendar para meus conhecidos que também estão precisando deste serviço”, comemorou a aposentada.

Já o empresário Rodrigo Salheb trouxe a esposa para retirar a segunda via da Carteira de Identidade e aproveitou para também tirar o documento para seus dois filhos. “Agendei pela internet e está sendo mais rápido do que pensei. Já dei um passeio com as crianças e agora estou só aguardando a impressão dos RGs. Tudo muito prático, com atendimento excelente. Depois vamos aproveitar para fazermos o nosso recadastramento biométrico também. Recomendo. O Estado está de parabéns”, destacou Salheb. Na oportunidade, o governador Simão Jatene também fez a entrega dos primeiros documentos de identidade aos usuários.

Serviço: A nova Estação Cidadania funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, no Shopping Bosque Grão-Pará, que fica na Avenida Centenário, bairro de Val de Cans, em Belém.

(Agência Pará/Lidiane Sousa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here