Educomunicador: o professor do futuro

 

professorMuitas pessoas acreditam que o professor é uma profissão desgastada e que precisa de atualizações, porém desconhecem o árduo trabalho de um outro profissional que vem surgindo e ganhando espaço com o tempo: o Educomunicador, o professor do futuro. O Educomunicador é o profissional responsável que atua na interface da comunicação na educação, sendo um profundo conhecedor das linguagens da comunicação e da intencionalidade educativa dos meios. O Educomunicador atua como um mediador capaz de incentivar mudanças, tanto na recepção das mensagens dos meios de comunicação de massa quanto na formação de cidadãos críticos e atuantes.

professorOs Educomunicadores são aptos a participarem ativamente das discussões da sociedade atual, como sustentabilidade, ética, direitos humanos e a democratização dos meios, bem como criar e fortalecer canais de comunicação próprios, que expressem as opiniões e garantem a liberdade de expressão da comunidade onde estão inseridos. Na prática, o Educomunicador é um especialista em desenvolver processos pedagógicos e projetos educativos interdisciplinares para integrar as áreas de conhecimentos com as mídias e suas tecnologias. O Educomunicador será o profissional que colocará os alunos em contato com recursos tecnológicos modernos e irá inserir de forma dinâmica técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia e tecnologias, como o próprio nome diz é o encontro da educação com a comunicação, multimídia de forma colaborativa e interdisciplinar.

professor

1. Qual a diferença entre um professor e um educomunicador?

A diferença de um Professor para um Educomunicador é que diferentemente do professor que enfatiza apenas a transmissão de conteúdo, repetindo sempre fórmulas e sínteses, o profissional de educomunicação enfatiza o processo, em que por meio do uso de recursos midiáticos busca formar cidadãos críticos, para que estes compreendam e interfiram na realidade social, tornando-se um sujeito ativo e participativo na sociedade.

O educomunicador pode atuar na escola como coordenador de projetos educacionais, formador de educadores para a apropriação das linguagens de comunicação integrado ao currículo, articulador de ações de ações de Educação Integral, apoiar com consultoria projetos de mediação de conflitos, e de aproximação escola da comunidade, implementando projetos de comunicação comunitária com participação de estudantes e comunidade tais como Radio, Jornal, Vídeo, Fotografia, Agências de Notícias, Blog e Redes Sociais e Cinema.

2. Qual o papel do educomunicador na educação do presente, e no processo de transformação que a educação no Brasil está passando?

As novas mídias vêm colocando em xeque os modelos tradicionais de ensino, ao ponto em que um dos problemas da educação hoje não é dar acesso a informação (conteúdo), papel tradicional das escolas, mas de dar sentido a profusão de informações em que estamos todos inseridos. A educomunicação, no entanto, é um campo de mediações, da qual o educomunicador será um dos grandes responsáveis para mediar essas práticas e capacitar os professores, para um novo método de ensino que enfatizará o processo, do qual o aluno é sujeito da educação e o diálogo o protagonista do método de ensino.

Portanto o Educomunicador será um profissional crítico, com capacidade de ampliar as expressões das pessoas, ensinando-as a fazer uma leitura crítica das mídias, tendo assim uma melhor leitura de mundo mostrando que não existem mais monopólios da transmissão do saber. Resumindo, a educomunicação passa ser a forma de conectar alunos e professores, meios e informações na era onde a tecnologia está presente na realidade do nosso cotidiano.

Espero que tenham gostado da nossa coluna semanal Educomunicação no jornal Estado Online, um espaço educomunicativo democrático, aberto e participativo. Se você gostou comente, curta, compartilhe e deixe seu comentário. Um grande abraço a todos e até a próxima semana.

Prof. Me.Vitor Sousa Cunha Nery

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here