Campanha de doação de sangue no Hospital Metropolitano

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, inicia na próxima quarta-feira (20) a campanha anual “Doe Sangue e Salve Vidas” incentivo à doação de sangue.

doe sangue

A cada mês, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob um contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realiza cerca de 400 transfusões de sangue.

Desde julho de 2017, a entidade iniciou um protocolo de captação de doação voltado para a sensibilização dos acompanhantes e familiares de pacientes sobre a necessidade de reposição do estoque de sangue do Hemopa.

Em outubro, a meta de 50% foi superada com a captação de 220 doações em nome do HMUE. Para o Hospital Metropolitano, houve um salto de 66 captações, em janeiro de 2017, para 220 em outubro, acumulando 1.214 doações em 10 meses do ano.

O trabalho de orientação para doação de sangue é desenvolvido pela Agência Transfusional do Hospital Metropolitano. O setor atua 24 horas por dia com médicos e enfermeiros para atender a demanda por procedimentos transfusionais.

Captação de doações – Os familiares e acompanhantes recebem orientação da equipe do Hospital Metropolitano sobre a importância da doação de sangue, além de material educativo. Os possíveis doadores são encaminhados ao Hemopa, onde informam o nome do usuário internado e o nome do hospital para onde a doação será destinada.

Podem doar sangue pessoas acima de 16 anos e com peso superior a 50 quilos. É necessário apresentar documento de identidade original com foto. Não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. Os homens podem doar sangue a cada dois meses, e as mulheres, a cada três.

Serviço

Campanha de doação de sangue do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência – Rodovia BR-316, KM-03, Ananindeua (PA) – Portão P1 (entrada pela Passagem São Pedro). Dias 20 e 21 de dezembro, das 09 às 16 h.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here