Bicarbonato de sódio tira 96% dos agrotóxicos de frutas e legumes

O poder do bicarbonato de sódio para limpar frutas e legumes dos pesticidas, ou agrotóxicos, é impressionante!

Um estudo feito na Universidade de Massachusetts, nos EUA, mostrou que, misturado a água e aplicado por 15 minutos nos alimentos, o bicarbonato elimina até 96% de dois pesticidas comuns. O método é mais eficaz do que usar água sanitária durante 2 minutos. Os resultados foram publicados no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Pesquisas anteriores já revelaram que o bicarbonato de sódio quebra os agrotóxicos devido ao seu pH altamente alcalino. Isso faz com que os produtos químicos se fragmentem em moléculas inofensivas. “Os resíduos de pesticidas podem permanecer nos produtos agrícolas e contribuir pra ingestão total de pesticidas. As preocupações com os perigos dos pesticidas para a segurança alimentar e a saúde humana aumentaram e, portanto, é desejável reduzi-los”. Palavras do autor principal da pesquisa, Dr. Lili He, da Universidade de Massachusetts.

Teste com a maçã

Os pesquisadores aplicaram os pesticidas comuns do tiabendazol e o fósforo em maçãs vermelhas orgânicas. Estes pesticidas foram deixados na fruta por um dia. Os pesquisadores então lavaram as maçãs com água da torneira, uma solução de branqueamento e um por cento de bicarbonato de sódio misturado com água. Os resultados revelam que o bicarbonato de sódio misturado com água é a maneira mais eficaz de remover pesticidas das maçãs. Após 12 minutos de lavagem suave, a solução de bicarbonato de sódio removeu 80 por cento de tiabendazol, e levou 15 minutos para remover 96 por cento do fósforo.

O método padrão de aplicar alvejantes nas cascas das maçãs foi ineficaz na remoção de todos os resíduos de pesticidas da superfície da fruta. O método, de acordo com os cientistas, funciona também com outras frutas e legumes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here